O terramoto de 1755, o pior desastre natural da história de Lisboa, a que se seguiram várias réplicas, incêndios e vários maremotos que acabaram por destruir quase toda a cidade.
A tragédia aconteceu por volta das 9h30 da manhã de um sábado, quando inúmeras pessoas e famílias se dirigiam para as várias igrejas, para celebrar o Dia de Todos os Santos.
Ao tremor de terra devastador seguiram-se vários tsunamis e, durante cinco dias, a cidade ardeu quase por completo, com o fogo a devorar muitos edifícios.
Estima-se que neste dia, e nos seguintes, tenham falecido cerca de 60 mil pessoas, ainda que alguns relatos falem entre 10 mil e 100 mil, com cerca de 85% da cidade a ficar em ruínas.
Marquês de Pombal, o líder da reconstrução de Lisboa
Marquês de Pombal seria a personagem que daria a Lisboa uma nova cara.
Ministro do rei D. José I, o Marquês de Pombal foi uma das personagens principais na reconstrução da Lisboa, tendo reerguido a cidade dos escombros com novos e mais seguros edifícios.
Dava-se início a uma nova era da arquitetura, a arquitetura pombalina, da qual hoje em dia já deverás conhecer a Baixa Pombalina..
As novas estruturas implementadas pelo Marquês de Pombal são ainda hoje consideradas como uma das primeiras construções anti-sísmicas do mundo: a famosa gaiola pombalina.
Você pode ter a experiência deste dia no Quake, Centro do Terremoto de Lisboa. Um lugar moderno contando de forma interativa e sensorial a história deste ocorrido que mudou o rumo da história de Lisboa.
São 3 andares e 1h e 30min de volta no tempo para o ano de 1755.
Imagine você percorrendo pelos bairros históricos nos cenários da época, assistir uma missa e sentir a terra tremer. Isso vai Acontecer!!!
O Quake fica em Belém, atrás do Museu dos Coches, para visitar é necessário marcação antecipada e com desconto pelo site.
Nós da Lisboa Espera Por Ti Tours também temos o cumpom de desconto, peça o seu.
Para tours privados com roteiros diários em Portugal, é conosco!!
Comments